Arcos vai ganhar um presente inesquecível. Sua própria orquestra e cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes. A inauguração da Escola de Música da Fundação Dirce Figueiredo será no dia 24 de setembro, às 15h30, em um evento exclusivo para convidados, com a presença de autoridades e uma emocionante apresentação da Orquestra Amare.
Instalada na antiga sede do IEF, na Rua Jarbas Ferreira Pires, 33, no coração da cidade, a escola será um espaço para transformar sonhos em música. Com mais de uma década de experiência, a Fundação Dirce Figueiredo chega a Arcos com o patrocínio da Lhoist, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura de Arcos.
A proposta vai além de ensinar. É criar oportunidades. Jovens entre 10 e 16 anos já foram selecionados para iniciar cursos de instrumentos de corda, como violino, viola e violoncelo, todos fornecidos gratuitamente pela Fundação. As aulas começam no dia 30 de setembro, conduzidas por professores experientes que também trabalharão percepção musical e práticas coletivas.
Com previsão de atender 250 crianças e adolescentes, o projeto tem como meta estruturar a Orquestra de Cordas de Arcos, que se unirá às já reconhecidas iniciativas da Fundação em Matozinhos (Orquestra Amare) e São José da Lapa.
“Minas Gerais sempre brilhou nos sopros e na percussão, mas os instrumentos de corda ainda são um desafio. É nesse ponto que queremos fazer a diferença. Mais do que ensinar música, nosso desejo é abrir caminhos e construir, junto à comunidade, uma história transformadora”, afirma Leonardo Campos, presidente da Fundação.
“O patrocínio a este projeto reforça o compromisso da Lhoist em apoiar iniciativas que deixam legado e geram inclusão social. A música é uma linguagem universal, capaz de transformar realidades, e é uma honra contribuir para que Arcos viva essa experiência única”, destaca José Rabello de Oliveira Júnior, gerente geral de Relações Institucionais da Lhoist.
Sobre a Fundação Dirce Figueiredo
Criada em 2006, a Fundação nasceu em Matozinhos com o propósito de atender demandas culturais e sociais por meio da música, da cultura e da educação. Com mais de 10 anos formando músicos e realizando concertos, a instituição acredita que a arte transforma vidas, e agora traz esse propósito para Arcos.