Fernanda Castro

TEACOLHE e suas principais atividades

Portfólio
Pais e
Associação de Apoio a Pais e Familiares de Pessoas com Autismo

Primeira Formação - Diretoria TEAcolhe
Primeira reunião realizada em 25 de setembro de 2018, na residência da sra. Presidente, Lilian Garcia.
Em 26 de Setembro de 2018 nasceu a TEAcolhe:, Associação de apoio aos pais e familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Projeto fruto de um desejo pessoal de inicialmente seis pessoas: com o objetivo de acolher, orientar e ajudar.
Participam da foto: Édna Barboda, Kely Cristina, Cleuza Lima, Lourdes Rabelo, Cristiano Porto e Lilian Teixeira.

Primeira Tarde Animada em comemoração ao Dia das Crianças promovida pela TEAcolhe
Realizada no mês de Outubro de 2018, a Primeira Tarde Animada da TEAcolhe em Comemoração ao Dia das Crianças foi um tremendo sucesso.

Tivemos a participação de mães, pais, familiares, amigos, voluntários e a Equipe da TEAcolhe.

Diretoria TEAcolhe, 2018.
Nossos voluntários marcaram presença, nesta que foi a primeira ação da TEAcolhe.

Jogo de Xadrez com Antônio Vitor e Manuel.
Piscina de bolinhas com Rafael e Luan.
Cama elástica com Miguel e Kayque.

Reunião de Planejamento das ações para o ano de 2019.
Participam da foto: Lourdes Rabelo, Lidiane do Vale, Cleuza Lima, Cristiano Porto, Kely Cristina e Lilian Garcia.
“As coisas mais incríveis do mundo nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”.

9o Seminário Mineiro sobre o Autismo
A Associação TEAcolhe marcou presença no 9o Seminário Mineiro sobre o Autismo, realizado no dia 16 de março de 2019, no auditório do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte..
Participam da foto: Édna Barbosa, Cleuza Lima, Lilian Garcia, Cristiano Porto, Kely Cristina e Lourdes Rabelo.

A caravana realizada pela TEAcolhe saiu de Arcos com aproximadamente 46 pessoas, entre elas, mães de autistas, professores, agentes educacionais, psicologos e curiosos pelo tema.

2a Formação - Diretoria TEAcolhe
Presidente: Lilian Garcia Vice-presidente: Lourdes Rabelo 1o Secretário: Cristiano Porto
2a Secretária: Carolina Xavier
1a Tesoureira: Cleuza Lima
2a Tesoureira: Édna Barbosa Representante de Pais: Kely Cristina Jurídico: Lidiane Gabriela

No Jornal Correio Centro-Oeste de 31 de Março de 2019, foi publicada entrevista dada por nossa equipe ao mesmo. A divulgação da Teacolhe Arcos nesse importante meio de comunicação ampliaou o alcance do nosso projeto e trouxe mais visibilidades as ações realizadas nesses 6 meses de existência da nossa Associação: TEAcolhe.

II Caminha Pelo Dia Mundial de
Conscientização do Autismo.
Este evento foi uma Organização TEAcolhe e Escola da Vila em parceria com as Escolas Municipais, Estaduais e APAE.




2 de Abril - Mês de Conscientização Sobre o Autismo

No dia 03 de abril, foi realizado no espaço de confraternizações do Hotel Ônix, o Primeiro Encontro de Mães e Familiares de Autistas. Na ocasião, recebemos dona Elisa, mãe do Marcelo, que foi diagnosticado com autismo logo na infância e hoje está com 40 anos de idade. O evento foi marcado por muita emoção e solidariedade as mães presentes.


No dia 1 de Maio, o Centro de Equoterapia Miguel Guerreiro, abriu as portas para receber as mães de crianças com autismo de nossa Associação, TEAcolhe. Foi uma tarde muito especial e repleta de diversão, os filhos puderam andar a cavalo e usar todos os espaços do lugar: sala de jogos, piscina, área de lazer e arredores do Centro. Agradecemos imensamente, Tica, Daniel, Anderson e demais envolvidos nesse belíssimo e importante projeto, que carinhosamente abriram as portas do Centro e nos receberam com imensa alegria. O Centro de Equoterapia Miguel Guerreiro, não possui fins lucrativos.

No dia 19 de maio, acontece o Primeiro Encontro de Mães da TEAcolhe. O evento foi organizado pela Associação de Apoio para Pais e Familiares de Pessoas Autistas, que na ocasião formalizou sua Diretoria e Abertura Oficial.
Abrimos nossa manhã com um delicioso café, uma dinâmica de interação entre as mamães, realizada pela psicologa Karina e em seguida, contamos com dois espaços: Um espaço para mamães, com serviços de maquiagem, Curso de Automaquiagem, Escova, chapa, Sobrancelha, massagem nos pés.
E um espaço para os filhos, com pula pula, piscina de bolinhas, brinquedos gigantes.
Nossos agradecimentos a todos que de alguma forma contribuíram
para o sucesso deste evento.



Excursão à Divinópolis para a Palestra: Autismo: Inclusão Escolar e Social. Um sonho mais que possível


No dia 21 de agosto, a Associação de Pais e Familiares da Pessoa com Autismo - TEAcolhe e a APAE de Arcos, trouxeram à Cidade a palestra " Autismo: Inclusão social e escolar, Um Sonho Mais Que Possível”, que aconteceu na Casa De Cultura de Arcos, palestrado pela família Brito Sales: Nicolas Brito Sales escritor, fotógrafo e autista, sua mãe Anita Brito e seu pai Alexsander Sales.
O evento foi organizado pela Associação Teacolhe que comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e, na ocasião celebra um ano de existência.




PERÍODO PANDÊMICO: Durante toda a pandemia a Diretoria continuou se reunindo para discutir as demandas necessárias através de Reuniões Online pelo Google Meet.
Foi oferecido aos familiares atendimento e rodas de conversa on-line.

18 de Junho comemoramos o Dia do Orgulho Autista e nesta data TEAcolhe divulgou dois vídeos com o tema “Contribuições em Tempos de Pandemia, com a contribuição especial de duas brilhantes profissionais: Gracyella Borges - Terapeuta Ocupacional Karina silva - Psicóloga
https://www.youtube.com/watch?v=BGWPu1rHvF8&feature=sh are&fbclid=IwAR2jxz_7MOwTPVqlgKVMe5jYQlVOU_XX44TXWov
https://www.youtube.com/watch?v=BGWPu1rHvF8&feature=share&fbclid=IwAR2jxz_7MOwTPVqlg
GG6Pzuhp8bBA7e28L8ZA
KVMe5jYQlVOU_XX44TXWovGG6Pzuhp8bBA7e28L8ZA
https://www.youtube.com/watch?v=HO_rX5ssiok&feature=share&fbclid=IwAR10yL5H_Ucvp6g70sTn vbQRD1YiUSZFA73JQbzMmO3g7oGmNEoCK-T0c10

Em novembro de 2020, Associação de Apoio aos Pais e Familiares da Pessoa Autista - TEAcolhe - esteve com os dois candidatos à prefeitura da Cidade de Arcos, em Minas Gerais, por meio de sua presidente, entregando o ofício ao candidato e atual prefeito, Denilson Teixeira e ao candidato, Claudenir José de Melo.
A Associação TEAcolhe ressalta a importância do comprometimento oficial dos candidatos à prefeitura e, sendo assim, do futuro prefeito, em promover, desenvolver e apoiar ações voltadas à pessoa com deficiência. Nesse caso, mais especificamente, o público autista e seus familiares, atendidos pela Associação.
Na ocasião, foram lidas e lhe explicadas detalhadamente nossas solicitações, mediante ofício, pelo membro que compõe a diretoria da Associação e foi dada a oportunidade para que os candidatos fizessem suas considerações.
https://www.youtube.com/watch?v=BGWPu1rHvF8&feature=sh are&fbclid=IwAR2jxz_7MOwTPVqlgKVMe5jYQlVOU_XX44TXWov GG6Pzuhp8bBA7e28L8ZA

Em 13 de novembro de 2020, foi protocolizado na Câmara Municipal o Projeto de Lei que prevê a aprovação de algumas das solicitações entregues aos candidatos a prefeito da cidade de Arcos.
O Projeto de Lei foi apresentado pelo atual prefeito e prevê, dentre outros benefícios:
* Criação da Carteirinha de Identificação do Autista;
* Institui a Semana de Conscientização do Autismo no município;
* As diretrizes de atendimento preferencial com a obrigatoriedade da inclusão do símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista nas “Placas de Atendimento Preferencial”.
Um grande passo em benefício do público alvo atendido por nossa Associação. Contamos com a participação dos envolvidos na data de apresentação do Projeto de Lei na Câmara Municipal .
https://www.youtube.com/watch?v=BGWPu1rHvF8&feature=sh are&fbclid=IwAR2jxz_7MOwTPVqlgKVMe5jYQlVOU_XX44TXWov GG6Pzuhp8bBA7e28L8ZA

Em 18 de fevereiro de 2021, foi realizado um Encontro Virtual coma a Assistente Social Kássia Souza, esclarecendo vários aspectos sobre o BPC, com a participação dos familiares e convidados.
https://www.youtube.com/watch?v=BGWPu1rHvF8&feature=sh are&fbclid=IwAR2jxz_7MOwTPVqlgKVMe5jYQlVOU_XX44TXWov GG6Pzuhp8bBA7e28L8ZA

2 de Abril - Dia Mundial de
Conscientização do Autismo.
Para comemorar esta data tão importante, mesmo em períodos com tantas restrições, a TEAcolhe elaborou as seguintes ações:
• Visita às Secretarias de Cultura e Educação buscando parcerias
com ações para esta data;
• Campanha “ Eu visto esta camisa”, quando foi confeccionadas e
vendidas camisas com o tema, com apoio de quase 50 apoiadores
do comércio e negócios locais ;
• Divulgações sobre a importância da data e objetivos da
Associação em canais de comunicação locais como rádios, jornais, redes sociais do Munícipio e LAP TOP.
https://www.youtube.com/watch?v=BGWPu1rHvF8&feature=sh are&fbclid=IwAR2jxz_7MOwTPVqlgKVMe5jYQlVOU_XX44TXWov GG6Pzuhp8bBA7e28L8ZA


+ Notícias

Expand Agência de Publicidade. Criação de sites, campanhas publicitárias, SEO, marketing, midias sociais, hospedagem web e desenvolvimento.
natura farma
Passos Firmes
Uai Paris
Alta clínica
Bioanálise
Sicoob
Prefeitura

Mérito Empresarial 2023 - Aguardem!

Sicoob Uniao Centro Oeste
Rede do Campo
Mobilar
Transradar
Danikar
Frazcal
Tembase
Polliana Melo
Embalaklim
Expand
Fabinho
Dr Car
BIonalise
Beach Tour
Cross Bike
Celina Cunha
MM brindes
Alternativa 87.9
Unimed
Portal Arcos
PneuCamp
Servoc
Quaro Estações
Bombomklim
Açougue do Derly
Inovare
Arcomaquinas
Cristiane Romano
Presmontec
Segmetra
ABC
Twistter
Lato sensu
Drogaria Nossa Senhora Aparecida - Rede Entrefarma
Casa dos Cartuchos
Drogaria Carvalho
Elias Video
Franco Engenharia
Smile Odonto
Noara Gomes
CCAA
Gambs
Digital Kr
Correio centro Oeste
Casa das Tintas
Lalita Festas
Metalica Moveis
Grafics
Auto Peças