Kabanas Bar

BH pode ter pior chuva do ano na sexta-feira, alerta Inmet

  A cidade de Belo Horizonte e os municípios da região metropolitana podem ser atingidos, nesta sexta-feira (24), pela pior chuva de todo o ano. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para uma expectativa de que o volume de água a cair sobre a região ultrapasse 100 mm.

Historicamente, chove cerca de 320mm ao longo de todo o mês de janeiro. Ou seja, cumprida a expectativa, terá chovido então aproximadamente 1/3 do esperado para todo o mês em apenas um dia. 

O número acende o alerta. Isto, pois, no último domingo (19) estavam previstas intensas pancadas de chuva com volume entre 30 e 50mm. No entanto, em apenas duas horas e vinte minutos choveu mais de 100mm em inúmeras regiões da capital mineira.

Não à toa, inúmeros pontos de transbordamento de córregos e enchentes foram registrados em Belo Horizonte, sendo o pior deles na avenida Tereza Cristina, se estendendo até Contagem, na região metropolitana. A via, uma das principais dos dois municípios, se transformou em rio. Moradores da região observaram seus objetos pessoais e bens materiais sendo levados pela força das águas e tomados por lama. Situação igualmente trágica aconteceu na Vila Barraginha, em Contagem.

Sendo janeiro um mês tradicionalmente chuvoso em Minas Gerais, é possível que este específico período em 2020 ultrapasse as médias históricas. Em oito das nove regionais de BH, até 19 de janeiro, o acumulado de chuvas já havia ultrapassado a média climatológica do mês - 329,1mm.

De todas as regiões da cidade, as mais atingidas são a Centro-Sul (onde o volume de chuva ultrapassou em 157% a média histórica), Oeste (154% acima do esperado) e Noroeste.

O alto volume de chuvas, inclusive, justifica algumas das medidas preventivas adotadas pela Defesa Civil do município como estratégia para evitar tragédias com perdas humanas. Entre elas está o fechamento preventivo de vias que podem ser inundadas, entre elas a própria avenida Tereza Cristina, como também a avenida Vilarinho, em Venda Nova. 

Ainda na manhã desta terça-feira (21), o órgão alertou para a possibilidade de tempestades intensas em Belo Horizonte. Aviso publicado aponta que poderá chover 150mm, em média, entre esta terça e a noite de sábado (25).

Assim, foi expedida ainda uma lista de recomendações a serem seguidas por moradores da cidade. Entre elas está: evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões no momento mais intenso da tempestade. As pessoas também devem evitar estacionar debaixo de árvores ou atravessar ruas alagadas. 

 

Fonte: O Tempo 


+ Notícias

Expand Agência de Publicidade. Criação de sites, campanhas publicitárias, SEO, marketing, midias sociais, hospedagem web e desenvolvimento.
Dugs
Kabanas
Toda Hora
Fernanda Castro
natura farma
Passos Firmes
Uai Paris
Alta clínica
Bioanálise
Sicoob

Mérito Empresarial 2024

Edinho
Maria Eduarda
Orvalho
João Batista
Ônix Hotel
Dr Wellington
Unopar
Passos Firmes
Kadu Freios
Quatro estações
Bioanalise
Lojao
Elektra
Bradesco
Fernanda Junia
Pulsar
CMV
Elektra
Daniele Camilo
Ética verde
Cimento Azul
Unimed
Márcia Berto
Vivian Oliveira
Gambs
Marcos Terra 2
Franco Imobiliária
Cal Master
Jacks
Imperio rural
Portal 2
Áudio Car
Center X
Junio
Ética Verde
Center Calçados
Higor 1
Arcotintas
Injetronic
Adriana
Elektra
Toda Hora
Luana Alves
Eletroarcos
Patrícia Roque
Rede Samonte
Netway
Sérgio Vilela
Higor 2
Fábio Rodrigues
Arcovel
Sônia
Presmontec 2
Aucon
Presmontec
Arcos Auto Peças
Paloma Oliveira
Dalvo Cardoso
Sucata
Sicoob União
Marcos Terra 1
Portal 1
Grafics
Uniarcos
Anderson di Oliveira
Juvenil Nascimento
Sup BH
Guilherme
Inpa
Morgana Arantes
Fontes Informática
Tâmara Arruda
LS Eventos
Tem Base