Prefeitura

Eclipse solar ocorre hoje e poderá ser visto em parte do Brasil

Um eclipse solar poderá ser visto em vários países da América do Sul nesta segunda-feira (14). Esse tipo de eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de uma forma que acaba impedindo que a luz solar chegue ao nosso planeta. O fenômeno começará às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53.

No Chile o eclipse será total e o dia vai virar noite. Já no Brasil, o eclipse será parcial em partes das regiões Sul e Sudeste - o dia escurece, mas só um pouco.

“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”, afirmou o professor do departamento de astronomia do IAG, da USP, Roberto Costa à BBC News Brasil.

Quem estiver nos pontos privilegiados para curtir o fenômeno deve tomar alguns cuidados para que seus olhos não sofram danos. Para ver um eclipse solar com segurança é necessário ter óculos ou visores manuais especiais, que possuem filtros que bloqueiam os raios solares prejudiciais. É importante que os instrumentos sejam certificados e filtrem mais de 99,999% da luz solar.

Telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados ​​se tiverem filtros especiais acoplados para observar o sol.

Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).

As condições meteorológicas podem atrapalhar a observação do fenômeno. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens.

“O sucesso de uma observação astronômica depende das condições meteorológicas. Um céu cheio de nuvens, a chuva, ou mesmo nuvens que não provocam chuva, mas ficam em grande quantidade no momento do fenômeno, atrapalham bastante”, alerta o Climatempo.

Segundo o Climatempo, no Rio Grande do Sul, onde ocorre a maior porcentagem do disco solar eclipsado, as condições para visualização são moderadas a boas.

 

Fonte: Clima Tempo


+ Notícias

Expand Agência de Publicidade. Criação de sites, campanhas publicitárias, SEO, marketing, midias sociais, hospedagem web e desenvolvimento.
natura farma
Passos Firmes
Uai Paris
Alta clínica
Bioanálise
Sicoob
Prefeitura

Mérito Empresarial 2023 - Aguardem!

ABC
Arcomaquinas
Digital Kr
Portal Arcos
PneuCamp
Mobilar
Danikar
Celina Cunha
BIonalise
Drogaria Carvalho
Polliana Melo
Metalica Moveis
Presmontec
MM brindes
Sicoob Uniao Centro Oeste
Casa dos Cartuchos
Açougue do Derly
Gambs
Lalita Festas
Correio centro Oeste
Cristiane Romano
Inovare
Franco Engenharia
Embalaklim
CCAA
Rede do Campo
Unimed
Casa das Tintas
Lato sensu
Twistter
Segmetra
Noara Gomes
Auto Peças
Alternativa 87.9
Servoc
Drogaria Nossa Senhora Aparecida - Rede Entrefarma
Transradar
Frazcal
Expand
Cross Bike
Elias Video
Smile Odonto
Bombomklim
Dr Car
Tembase
Grafics
Beach Tour
Quaro Estações
Fabinho