Fernanda Castro

Eclipse solar ocorre hoje e poderá ser visto em parte do Brasil

Um eclipse solar poderá ser visto em vários países da América do Sul nesta segunda-feira (14). Esse tipo de eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de uma forma que acaba impedindo que a luz solar chegue ao nosso planeta. O fenômeno começará às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53.

No Chile o eclipse será total e o dia vai virar noite. Já no Brasil, o eclipse será parcial em partes das regiões Sul e Sudeste - o dia escurece, mas só um pouco.

“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”, afirmou o professor do departamento de astronomia do IAG, da USP, Roberto Costa à BBC News Brasil.

Quem estiver nos pontos privilegiados para curtir o fenômeno deve tomar alguns cuidados para que seus olhos não sofram danos. Para ver um eclipse solar com segurança é necessário ter óculos ou visores manuais especiais, que possuem filtros que bloqueiam os raios solares prejudiciais. É importante que os instrumentos sejam certificados e filtrem mais de 99,999% da luz solar.

Telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados ​​se tiverem filtros especiais acoplados para observar o sol.

Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).

As condições meteorológicas podem atrapalhar a observação do fenômeno. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens.

“O sucesso de uma observação astronômica depende das condições meteorológicas. Um céu cheio de nuvens, a chuva, ou mesmo nuvens que não provocam chuva, mas ficam em grande quantidade no momento do fenômeno, atrapalham bastante”, alerta o Climatempo.

Segundo o Climatempo, no Rio Grande do Sul, onde ocorre a maior porcentagem do disco solar eclipsado, as condições para visualização são moderadas a boas.

 

Fonte: Clima Tempo


+ Notícias

Expand Agência de Publicidade. Criação de sites, campanhas publicitárias, SEO, marketing, midias sociais, hospedagem web e desenvolvimento.
Dugs
Kabanas
Toda Hora
Fernanda Castro
natura farma
Passos Firmes
Uai Paris
Alta clínica
Bioanálise
Sicoob

Mérito Empresarial 2024

Portal 2
Kadu Freios
Morgana Arantes
Anderson di Oliveira
Center X
Daniele Camilo
Arcos Auto Peças
LS Eventos
Dr Wellington
Elektra
Fontes Informática
Unopar
Cimento Azul
Inpa
Passos Firmes
Higor 2
Sônia
Grafics
Áudio Car
Presmontec
Juvenil Nascimento
Quatro estações
Márcia Berto
CMV
Maria Eduarda
Elektra
João Batista
Junio
Orvalho
Tâmara Arruda
Bradesco
Ética verde
Tem Base
Arcovel
Netway
Presmontec 2
Adriana
Higor 1
Uniarcos
Ônix Hotel
Marcos Terra 2
Aucon
Guilherme
Gambs
Lojao
Marcos Terra 1
Paloma Oliveira
Cal Master
Fernanda Junia
Dalvo Cardoso
Rede Samonte
Bioanalise
Unimed
Edinho
Toda Hora
Eletroarcos
Sucata
Pulsar
Arcotintas
Patrícia Roque
Sérgio Vilela
Imperio rural
Sicoob União
Center Calçados
Portal 1
Fábio Rodrigues
Injetronic
Franco Imobiliária
Luana Alves
Vivian Oliveira
Sup BH
Elektra
Jacks
Ética Verde