Elektra

Eclipse solar ocorre hoje e poderá ser visto em parte do Brasil

Um eclipse solar poderá ser visto em vários países da América do Sul nesta segunda-feira (14). Esse tipo de eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de uma forma que acaba impedindo que a luz solar chegue ao nosso planeta. O fenômeno começará às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53.

No Chile o eclipse será total e o dia vai virar noite. Já no Brasil, o eclipse será parcial em partes das regiões Sul e Sudeste - o dia escurece, mas só um pouco.

“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”, afirmou o professor do departamento de astronomia do IAG, da USP, Roberto Costa à BBC News Brasil.

Quem estiver nos pontos privilegiados para curtir o fenômeno deve tomar alguns cuidados para que seus olhos não sofram danos. Para ver um eclipse solar com segurança é necessário ter óculos ou visores manuais especiais, que possuem filtros que bloqueiam os raios solares prejudiciais. É importante que os instrumentos sejam certificados e filtrem mais de 99,999% da luz solar.

Telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados ​​se tiverem filtros especiais acoplados para observar o sol.

Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).

As condições meteorológicas podem atrapalhar a observação do fenômeno. A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens.

“O sucesso de uma observação astronômica depende das condições meteorológicas. Um céu cheio de nuvens, a chuva, ou mesmo nuvens que não provocam chuva, mas ficam em grande quantidade no momento do fenômeno, atrapalham bastante”, alerta o Climatempo.

Segundo o Climatempo, no Rio Grande do Sul, onde ocorre a maior porcentagem do disco solar eclipsado, as condições para visualização são moderadas a boas.

 

Fonte: Clima Tempo


+ Notícias

Expand Agência de Publicidade. Criação de sites, campanhas publicitárias, SEO, marketing, midias sociais, hospedagem web e desenvolvimento.
Dugs
Kabanas
Toda Hora
Fernanda Castro
Formiga
natura farma
Passos Firmes
Uai Paris
Alta clínica
Bioanálise
Sicoob

Mérito Empresarial 2024

Uniarcos
Orvalho
Unimed
Adriana
Ética Verde
Unopar
Bradesco
Higor 2
Center Calçados
Juvenil Nascimento
Guilherme
Maria Eduarda
Arcovel
Sérgio Vilela
Injetronic
Paloma Oliveira
Bioanalise
Passos Firmes
Fernanda Junia
Portal 2
Tâmara Arruda
Inpa
Fontes Informática
Gambs
Lojao
João Batista
Junio
Morgana Arantes
Patrícia Roque
Sucata
Quatro estações
Ônix Hotel
Aucon
Sicoob União
LS Eventos
Dr Wellington
Netway
Elektra
Dalvo Cardoso
Vivian Oliveira
Presmontec
Rede Samonte
Toda Hora
Daniele Camilo
Anderson di Oliveira
Edinho
Tem Base
Grafics
Elektra
Imperio rural
Kadu Freios
Franco Imobiliária
Arcotintas
Ética verde
Center X
Sônia
Cal Master
Portal 1
Elektra
Presmontec 2
Cimento Azul
Sup BH
Marcos Terra 1
Jacks
Pulsar
Eletroarcos
Marcos Terra 2
Fábio Rodrigues
Luana Alves
Áudio Car
Márcia Berto
Arcos Auto Peças
CMV
Higor 1